Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Turismo para todos

Turismo Acessível
M. Sofia Pérez Ferrés, 11 de maio de 2006
O que é Turismo Acessível
Turismo Acessível ou Turismo para Todos é uma iniciativa que visa incluir a maior parte possível da população naquelas atividades consideradas genericamente de turismo e/ou lazer:
turismo cultural (bibliotecas, museus, galerias, exposições, teatros, óperas, etc);
turismo de negócios (conferências, universidades, etc);
atividades de lazer e de tempo livre (viagens, passeios naturais, visitas a áreas protegidas, esportes, gastronomia, cinemas, etc).
Proponho um fórum de discussão sobre Turismo Acessível para discutirmos o direito de todos ao acesso e à integração plena, desde a ótica funcional e psicológica, naquelas atividades referentes às 8 horas diárias que não são utilizadas nem ao trabalho nem ao repouso, com especial enfoque àquelas pessoas com deficiência motora ou sensorial, por circunstâncias transitórias, cronológicas e/ou antropométricas.
A Importância do Turismo para Todos
A tendência da sociedade atual é uma correta utilização do tempo livre, e o lazer adquirindo uma importância fundamental para o desenvolvimento psíquico e social. Por este motivo, no fórum de discussão sobre Turismo Acessível proponho uma análise do turismo, particularizando a qualidade deste para as pessoas com alguma restrição física ou sensorial, aqueles que geralmente encontram barreiras de diversos tipos para realizar atividades de lazer/turismo.
É importante também conhecer os lugares onde "boas práticas" têm sido aplicadas, para aproximar interesse do interessado e fomentar a atitude inclusiva de certos serviços turísticos. Esse marketing boca-a-boca sobre serviços "amigos do usuário" e de lugares bem projetados pode inspirar e ajudar as agências de viagens e proprietários de negócios a empreender melhoras na acessibilidade, e talvez também a gerar políticas inclusivas no país.
Quem pode e deve colaborar para atingir essa meta
Designers e Arquitetos
Devem proporcionar, através do seu trabalho, as condições físicas (arquitetônicas, urbanísticas e ambientais) para a acessibilidade ao meio.
Prestadores de Serviços Turísticos
É necessário capacitar os prestadores de serviços turísticos sobre práticas e trato adequados, além de acessibilidade ao meio físico, para poderem potencializar a integração de todas as pessoas, independentemente do seu estado físico, ao mercado turístico. Também se propõe neste grupo de discussão mostrar o interesse que a indústria turística deveria ter no Turismo Acessível, como vantagem competitiva, já que existe uma demanda crescente de pessoas, devido ao envelhecimento da população nas economias ocidentais, que querem viajar e aproveitar ofertas turísticas, e portanto demandam melhoras na acessibilidade dos ambientes e dos serviços.
Web Designers e Programadores
Devem proporcionar o acesso à informação, que representa a primeira etapa a qualquer atividade turística. Também cabe a estes profissionais toda a adaptação daquele lazer relacionado a computadores, jogos digitais, internet, visitas virtuais a diferentes lugares, etc.

fonte:

http://styx.nied.unicamp.br:8080/todosnos/acessibilidade/textos/turismo_acessivel.html

Nenhum comentário: