Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Brasil: Projeto de inclusão de deficientes vence etapa brasileira

Submetido em Sexta, 11/05/2007 - 23:18 por Lerparaver
Com o tema:



Fábio Barros

Um dispositivo móvel para leitura em Braille, chamado KnowTouch, foi o projeto vencedor da categoria Software Design do Imagine Cup 2007. Realizada pela Microsoft, a versão 2007 da competição contou com cerca de 36 mil estudantes inscritos, e a equipe vencedora foi formada por estudantes do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e da UPE (Universidade de Pernambuco).
Escolhido por uma banca de 14 jurados – formada por professores universitários, técnicos da Microsoft, jornalistas e representantes da indústria de hardware e software – o projeto vencedor foi apresentado como uma solução que abrirá as portas do mundo da leitura aos deficientes visuais, acabando com sua dependência e abrindo novos horizontes.
Na prática, a solução é composta de um dispositivo móvel com pinos eletromecânicos que acessa um servidor por meio de radiofreqüência. Ao entrar no raio de alcance do servidor, o dispositivo recebe uma lista com os documentos disponíveis permitindo que o usuário, por meio de botões de navegação, selecione o texto que será exibido em braille. De acordo com Raquel Melo Almeida, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, “o grande diferencial deste projeto em relação aos outros foi seu fator de inclusão”.
Não por acaso, a diferença entre o projeto vencedor e o oitavo colocado foi de apenas 1,45 pontos.
Além de se preparar para a etapa mundial da competição, a equipe vencedora parte agora para o processo de viabilização comercial do produto. “Começamos a pensar na possibilidade de parcerias que viabilizem a produção da solução em escala comercial”, diz.
A pequena diferença entre os primeiros colocados não foi uma surpresa para a Microsoft. O Brasil foi o país com o maior número de inscritos, superando a China, Índia e Estados Unidos, por exemplo. Por conta disso, 97 equipes brasileiras são semifinalistas nas várias categorias que compõem a etapa mundial da competição, representando 52% dos projetos selecionados. Este ano, a etapa mundial acontece entre os dias 6 e 12 de agosto em Seul (Coréia), e vai distribuir prêmios que variam de US$ 8 mil a US$ 25 mil. “A qualidade do ensino de tecnologia no Brasil não fica nada a dever aos outros países, o que explica a quantidade de inscritos e o percentual de semifinalistas brasileiros”, explica Carlos Ferreira, diretor de novas tecnologias da Microsoft Brasil.
Dentro dos números brasileiros, destaca-se a grande participação dos estudantes de Pernambuco: das oito equipes finalistas, cinco contavam com estudantes daquele Estado. “Essa participação não é surpresa. É o reconhecimento do nosso trabalho e do fato de Pernambuco já estar entre os maiores pólos de Tecnologia do país’, diz Raquel, ela mesma estudante da Universidade de Pernambuco.
Mais que o percentual, a participação brasileira vem se convertendo em prêmio na Imagine Cup. Em 2006, uma dupla de estudantes brasileiros conquistou o primeiro lugar na categoria Interface Design, e outra equipe nacional ficou em segundo lugar na categoria Design de Software. O grupo inclui ainda os vencedores da categoria Solução para Microsoft Office na edição de 2005.

Para ler mais, clique aqui

Nenhum comentário: