Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Convite à reflexão: artigo debate a questão da deficiência na sociedade e da necessidade de inclusão

Assessoria de imprensa da vereadora Mara GabrilliSão Paulo - SP, 10/01/2008

Artigo publicado na Revista do Advogado discute os direitos das pessoas com deficiência
Comentário SACI: Publicado em 22/12/2007

Mara Gabrilli

A vereadora Mara Gabrilli escreveu o artigo "Quem é deficiente: a cidade ou as pessoas que têm uma limitação física ou sensorial?" para a edição de dezembro da Revista do Advogado, publicada pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). A publicação discutiu os direitos das pessoas com deficiência e contou com quinze articulistas falando de temas relativos às pessoas com deficiência. Com tiragem de 86 mil exemplares e 151 páginas, a revista foi lançada em 5 de dezembro.
A última edição de 2007 da Revista do Advogado, publicada pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), foi coordenada pelo ex-presidente da AASP, José Diogo Bastos Neto. De acordo com Bastos Neto, este número da revista é um manual para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. "Este trabalho convida à reflexão de todos sobre a necessidade de se apoiarem medidas e ações direcionadas à melhoria de vida do cidadão com deficiência, por meio de políticas públicas e iniciativas da sociedade civil organizada, pois, dessa forma, estaremos contribuindo para a construção de um país melhor".
Conheça abaixo todos os temas e articulistas presentes na Revista do Advogado e, na sequência, leia o artigo da vereadora Mara Gabrilli que afirma que a grande mudança para promover a inclusão deve ser na atitude. "A palavra cidade vem do latim civitate. No direito público romano, civitate era o conjunto dos cidadãos que constituíam uma cidade. Desta nobre palavra, ainda se deriva o vocábulo cidadania que é a qualidade de ser cidadão, o indivíduo no gozo de seus direitos. As cidades precisam se transformar em um lugar para todos. Porque a diversidade humana não é um peso, mas sim uma grande riqueza. Uma riqueza inestimável, eu diria. Precisamos valorizar essa riqueza e promover o encontro entre as pessoas. Parece tão simples, mas isso não acontece."
- A Pessoa com Deficiência sob a Ótica do Judiciário, Antônio Carlos Mathias Coltro; - Interdição Judicial da Pessoa com Deficiência Intelectual, Daniel Souza Campos Miziara; - Gestão no Terceiro Setor, Fábio Ramazzini Bechara e Nelson Bechara Filho; - Mudanças de Critérios de Conceitos... Serão Definitivas?, Jô Clemente; - A Proteção Constitucional das Pessoas Portadoras de Deficiência, José Luiz Ragazzi e Luiz Alberto David Araujo; - Tutela Jurisdicional das Pessoas Portadoras de Deficiência, José Rogério Cruz e Tucci; - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Nova Ferramenta de Inclusão, Laís Vanessa C. de Figueirêdo Lopes; - Pessoa com Deficiência e o Direito à Educação, Lauro Luiz Gomes Ribeiro; - A Proteção Trabalhista ao Portador de Deficiência Física e as Questões Jurídicas Decorrentes, Luís Carlos Moro; - Quem é Deficiente: a Cidade ou as Pessoas que têm uma Limitação Física ou Sensorial?, Mara Gabrilli; - Assistência Social – O Benefício de Prestação Continuada, Marisa Ferreira dos Santos; - Direito ao Transporte Público, Nivaldo Sebastião Vícola; - A Dignidade da Pessoa Humana e o Papel do Julgador, Rizzatto Nunes; - Justiça Penal e a Pessoa com Deficiência, Sérgio Rosenthal; - O Deficiente na Perspectiva da Antropologia Filosófica, Tercio Sampaio Ferraz Junior.
Quem é deficiente: a cidade ou as pessoas que têm uma limitação física ou sensorial?

Continue sua leitura

Nenhum comentário: