Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

UFPI lança projeto para inclusão de deficientes

20/02/2006 - 18h26

O projeto “Universidade Inclusiva: uma realidade possível e necessária”, financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, tem por objetivo garantir o acesso e a permanência dos portadores de deficiência na Universidade Federal do Piauí. Executado pelo Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva – NEESPI, o projeto será viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão da UFPI.
“Consideramos que não basta apenas a melhoria da qualidade de vida dos alunos no âmbito acadêmico, ainda que esta seja uma exigência imperiosa e imprescindível, mas deve-se partir de uma perspectiva mais ampla, envolvendo toda a comunidade universitária, de forma que haja uma conscientização efetiva por parte desta”, afirma a professora Ana Valéria Marques, coordenadora do projeto.
As ações a serem desenvolvidas referem-se a atividades que aliam ensino, pesquisa e extensão. No caso da extensão, pretende-se manter os cursos de LIBRAS e Braille para a comunidade universitária. Também serão oferecidos curso de informática para deficientes visuais e seminários destinados a desmistificar as idéias errôneas existentes acerca da deficiência, através da difusão de conhecimentos específicos.
Quanto ao ensino, serão promovidas palestras com os professores, de forma a aperfeiçoar práticas no acompanhamento pedagógico de deficientes. No que diz respeito à pesquisa, serão realizados estudos que permitam um maior conhecimento do universo dos alunos pertencentes ao quadro discente da universidade.
Nesse aspecto, a aquisição de equipamentos é de extrema relevância, tendo em vista que estes podem melhorar o desempenho acadêmico dos alunos portadores de deficiência. A UFPI tem como compromisso social também a realização de medidas que permitam o acesso a deficientes auditivos, através da contratação de intérpretes que atuem desde o momento do vestibular até o acompanhamento desses alunos no cotidiano acadêmico.
O lançamento do projeto acontecerá com a realização de um seminário sobre Inclusão Universitária, no dia 15 de março, no Auditório Salomé Cabral. A conferência de abertura será proferida pela Profª Drª Albertina Mitjáns Martinez, da Universidade de Brasília.Informações: 3233-9338 / 9977-2371 (Prof ª Ana Valéria)

Fonte

http://www.ufpi.br/noticia.php?id=390

Nenhum comentário: