Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Turismo Inclusivo

10/09/2008

Tem início nesta quarta-feira, 10, em Recife, o 1° Congresso Nacional de Turismo Muito Especial. O encontro, que termina na sexta-feira, 12, pretende incentivar brasileiros com deficiência a viajar pelo país. A proposta é mostrar experiências bem-sucedidas do negócio turístico a empresários, gestores públicos, organizações não-governamentais, profissionais da área e acadêmicos.
O coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napme) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, Gustavo Estevão, apresentará o projeto Universalizando o Turismo, apoiado pelo programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (TecNep) do Ministério da Educação.
Criado em agosto de 2008, o projeto divulga o turismo inclusivo como produto viável no mercado de negócios turísticos. Técnicos do projeto estão fazendo um levantamento nos hotéis da Praia de Boa Viagem para verificar as condições de acessibilidade. ”Identificamos as barreiras arquitetônicas, o mobiliário, a comunicação e a sinalização presentes nos estabelecimentos”, explica Estevão.
Em seguida, está prevista a elaboração de uma lista dos hotéis com maior acessibilidade — até agora, apenas dez preencheram todos os requisitos. O trabalho é feito com base na norma nº 9.050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que complementa a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 — estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Coordenado pelo professor José Rogério Arruda, o projeto Universalizando o Turismo atende também pessoas obesas, da terceira idade ou que estejam com a mobilidade reduzida temporariamente.

Nenhum comentário: