Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sistemas mediadores na construção de significados para simetria por aprendizes

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali – PUC-SP
HEALY, Lulu - PUC-SP
GT: Educação Especial /n.15

Agência Financiadora:. Não contou com financiamento

I. RESUMO
Neste artigo pretendemos discutir a importância dos sistemas mediadores na
apropriação de conceitos geométricos por aprendizes sem acuidade visual. Dentro de uma perspectiva vygotskyana, partimos da hipótese que esses aprendizes têm o mesmo potencial que os videntes para apropriar-se de noções ligadas à simetria e reflexão, desde que o acesso a esses conceitos seja viabilizado através de instrumentos que substituam o olho. Seguindo o método de dupla estimulação, desenvolvemos uma série de entrevistas baseadas em tarefas realizadas com um portador de cegueira congênita e outro portador de cegueira adquirida. O primeiro estímulo é dado pelas ferramentas hápticas e o segundo é oferecido pela pesquisadora (primeira autora) através de intervenções. Para ilustrar o papel dos sistemas mediadores nas atividades, apresentamos nossas análises das interações de um dos sujeitos com as ferramentas materiais, pesquisadora-instrutora e tarefas envolvendo figuras simétricas.

Palavras-chave

Leia o artigo na íntegra

Educação especial, mediação, diálogos instrucionais, ferramentas materiais, ZDP.

Nenhum comentário: