Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa facilita a aprendizado musical de cegos, permitindo criar facilmente partituras em Braille.

Pessoal, achei esse programa muito interessante.

Gostaria de repassar a informação.

 

Saulo

http://www.baixaki.com.br/download/musibraille.htm

Programa facilita a aprendizado musical de cegos, permitindo criar facilmente partituras em Braille.

Por Felipe Gugelmin

O ensino de música a cegos é bastante dificultado atualmente por falta de métodos que permitam a criação fácil de partituras utilizando a linguagem Braille. Apesar da técnica para a criação dessas partituras ter sido desenvolvida em 1828, o material disponível ainda é muito escasso, e depende quase exclusivamente da boa vontade de pessoas que possuem visão normal e conhecem a linguagem para cegos.

Os poucos programas disponíveis funcionam de uma forma bastante limitada, apresentando diversos obstáculos tanto para que uma pessoa cega ou não crie um texto musical através do teclado numérico ou interface digital. Levando em conta a realidade brasileira, esses softwares ainda apresentam uma grande barreira no que diz respeito à linguagem e a falta de disseminação de informações de como utilizá-los.

O MusiBraille é um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro que pretende facilitar o aprendizado musical por deficiente visuais, facilitando o acesso à escolas e turmas que muitas vezes impedem sua presença por falta de recursos.  O objetivo é capacitar professores para trabalharem com cegos, propiciar o desenvolvimento da autonomia e independência e melhorar as oportunidades no mercado de trabalho.



Nenhum comentário: