Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Compreendendo as experiências dos alunos com necessidades especiais no ensino superior.

UNDERSTANDING THE EXPERIENCES OF STUDENTS WITH SPECIAL NEEDS IN HIGHER EDUCATION

Maria Adelaide Pessini*

Renata Ortiz da Silva**

Vinicius Oliveira Silva***

PESSINI, M. A.; SILVA, R. O.; SILVA, V. O. Compreendendo as experiências dos alunos com necessidades especiais no ensino superior. Akropólis, Umuarama, v. 15, n. 1 e 2, p. 19-24, jan./jun. 2007.

RESUMO: O presente estudo investiga o problema da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (PNEEs) no ensino universitário, em uma instituição particular. Participaram da pesquisa cinco PNEEs, sendo três com
defi ciência física e duas auditiva. Utiliza-se como instrumento para a coletade dados, a entrevista semi-estruturada e, para a análise, a metodologia de Bardin (Análise de Conteúdo). Na análise, são apontadas três categorias:difi culdades aruqitetônicas/estruturais, relação professor x aluno, atitudes dosque compõem a comunidade acadêmica. Os resultados da pesquisa revelamque as PNEEs enfrentam muito mais difi culdades relacionadas aos aspectospsicopedagógicos e psicossociais do que aos ambientais/estruturais. O estudorevela um perfi l de necessidades e expectativas das PNEEs que pode subsidiara implementação de ações na universidade, minimizando suas difi culdades,promovendo a universidade para um maior compromisso com essas pessoas.

PALAVRAS-CHAVE: Pessoas com necessidades educativas especiais.

Universidade. Inclusão.

ABSTRACT: This study investigates the problem of inclusion of people with special educational needs (PSENs) into the university degree in a private institution. Five PSENs participated in the research, three with physical disability and two with hearing disability. The data collection was based on a semi-structured interview and Bardin methodology (Content Analysis) were used. Three categories are pointed out in the analysis: architectural/structural diffi culties, teacher-student relations, attitudes of those who compose the academic community. The results of the research show that the PSENs facemany more diffi culties related to psychoeducational and psychosocial aspects rather than environmental/structural aspects. The study reveals a profi le of PSENs’ needs and expectations which can subsidize the implementation ofactions in the university, minimizing their diffi culties as well as promoting it to agreater commitment regarding these people.

KEYWORDS: People with special educational needs; University; Inclusion.

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