Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Representações da deficiência e identidade: estigma no contexto escolar

Resenha

Representações Sociais da Deficiência e Identidade e Estigma no Contexto da Escola Inclusiva.
Cursista: Maria Madalena Leite
Para compreender a origem do conceito moderno de estigma, sua aplicação e a dinamicidade com que é empregado nos diferentes contextos social segundo Goffman, são desvendadas as nuances desse conceito que parece ser o opositor direto do lema que impregnou a sociedade contemporânea e suas diversas instituições encarregadas de propagar, legitimar e reforçar o discurso da aceitação das diferenças. Nas dinâmicas das representações sociais, quando mantemos contato com um individuo, formulamos hipóteses a respeito do seu caráter, da sua conduta, das suas preferências.Nesse contexto a representação em torno da deficiência mental deve ser construída dentro de um contexto histórico, social e cultural, não existe uma representação social própria para o deficiente. Pois é o meio que faz com que essa pessoa com deficiência crie suas próprias representações. Entende-se como representação o conjunto de idéias, conhecimentos, valores que tem origem na vida cotidiana e do senso comum e é este conjunto que orienta o pensamento prático, a comunicação, compreensão, as relações e as atitudes humanas em um determinado grupo. Sabe-se que as sociedades possuem normas e valores que definem os atributos aceitáveis em seus membros constituindo, assim, o controle social e esta possibilidade de categorizar facilitam a interação social e cria expectativas acerca da identidade dos indivíduos. Goffman (1988) compreende identidade como produto social, ou seja, não pode ser concebido através de atributos essenciais, mas unicamente ocasional e a alerta é que “não é para o diferente e na diferença que se deve olhar, mas sim para o comum”.

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