Prof. Dr. Marcos J. S. Mazzotta
Resumo
Analisando a linguagem política referente aos alunos com necessidades educacionais especiais, à inclusão e à integração escolar, o autor pode constatar a ambigüidade do tratamento de tais termos e expressões, no conjunto de instrumentos legais e normativos da educação brasileira nos últimos quatorze anos. Destacando conteúdos do Plano Nacional de Educação e das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, aponta algumas das dificuldades para a compreensão da identidade dos alunos referidos como tendo necessidades educacionais especiais. Apresenta, também, algumas recomendações para a revisão da política educacional em relação a tais elementos.
Palavras-chave: inclusão escolar, educação especial, política educacional.
Abstract
Analyzing the political language regarding the students with special educational needs, to the inclusion and the school integration, the author can verify the ambiguity of the treatment of such terms and expressions, in the group of legal and normative instruments of the Brazilian education in the last fourteen years. Highlighting contents of the National Plan of Education and of the National Guidelines for the Special Education in the Basic Education, it aims some of the difficulties for the understanding of the students' identity referred as tends special educational needs. It presents, also, some recommendations for the revision of the educational politics in relation to such elements.
Key words: school inclusion, special education, educational politics.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário