Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CONVITE – III ENPLE

MANDEM SEUS TRABALHOS ATÉ 20 DE SETEMBRO de 2009
Oito trabalhos serão selecionados. Para a apresentação dos trabalhos é necessário o preenchimento do formulário próprio, disponível na página do evento: (http://www.alab.org.br/site/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=16&Itemid=69).
Os trabalhos devem ser enviados para: alce55@uol.com.br com cópia para o endereço do evento. Caso o trabalho seja aceito, é necessária a inscrição no evento.

SIMPÓSIO 18: ENSINO DE LIBRAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenadoras:
Profa. Dra. Maria Cecilia de Moura (PUC-SP)
Profa. Dra. Ana Cláudia Lodi (USP – Ribeirão Preto)
Profa. Elomena Barbosa de Almeida (UNIMEP)


III ENPLE - Encontro nacional sobre políticas de línguas e ensino
III ENPLE - ENCONTRO NACIONAL SOBRE
POLÍTICAS DE LÍNGUA(S) E ENSINO
TEMA: AVALIANDO POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA UM MUNDO PLURAL
Brasília, 18-20 de novembro de 2009

A ALAB, Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, e a Universidade de Brasília têm a honra de anunciar o seu III Encontro Nacional Sobre Políticas de Língua(s) e Ensino, a ser realizado em Brasília, no período de 18 a 20 de novembro de 2009, abordando o tema: AVALIANDO POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA UM MUNDO PLURAL.


SIMPÓSIO 18: ENSINO DE LIBRAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenadoras: Maria Cecilia de Moura (PUC-SP), Ana Cláudia Lodi
(USP), Elomena Barbosa de Almeida (UNIMEP)
E-mail: alce55@uol.com.br
OBJETIVO(S)
Este Simpósio tem como objetivo discutir o ensino de Libras nos cursos de
Pedagogia, Fonoaudiologia, Letras e Licenciaturas em geral em termos de
objetivos e efetividade da disciplina para os diferentes Cursos, com ênfase
naqueles voltados à formação de professores. A questão que se coloca é:
basta o ensino de Libras em cursos de breve duração para que os professores
possam se considerar formados para o exercício profissional com sujeitos
surdos?
RESUMO:
Com a publicação do Decreto nº 5626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/02
e o art. 18 da Lei nº 10.098/00, tem-se observado um movimento das
Instituições públicas e privadas de Ensino Superior para se adequarem à
exigência legal no que diz respeito ao disposto ao Art. 3º do Decreto nº
5626/05, ou seja, a inserção da Libras como disciplina curricular obrigatória nos
cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia e como disciplina
curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação
profissional. Apesar do avanço observado neste Decreto no que diz respeito à
divulgação da Libras e para a educação de pessoas surdas, alguns
questionamentos têm sido feitos, dada a generalidade que tal instrumento legal
e o MEC têm tratado esta questão no que se refere aos cursos de formação de
professores. Até o presente momento, não foram traçadas diretrizes que
discutam o conteúdo a ser abordado nesta disciplina nem o estabelecimento da
carga horária mínima para o desenvolvimento da mesma. Com isso, tem
havido uma vasta interpretação no que se refere à carga horária, programa de
disciplina e metodologias de ensino, acarretando em propostas nas quais o
oferecimento da disciplina é cumprido com um mínimo de horas - 34h/a -, ou
por intermédio de palestras que pouco podem contribuir para a formação do
profissional. Questiona-se, ainda, nos casos de oferecimento de uma disciplina
voltada, exclusivamente, para o ensino de LIBRAS, se apenas o conhecimento
da língua é suficiente para que as questões relativas ao ensino-aprendizagem
dos sujeitos surdos sejam contemplados quando na prática docente.
Acreditamos que esta discussão precisa ser enfrentada e que o compartilhar de
experiências possa auxiliar na refle

Um comentário:

Dorilene disse...

Sou professora especialista formada na área de DI e DA(Pedagogia do Excepcional), fiz 2 módulos de formação em LIBRAS na Congregação de Surdos em Santos e estou terminando o curso de Pós graduação em LIBRAS. Se o objetivo de incluir LIBRAS é o mesmo que temos na rede regular quando ensinamos uma segunda língua(inglês, espanhol),devemos destinar o mesmo espaço e os professores devem ser qualificados, para que pelo menos o educando adquira noções básicas da mesma.