Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Políticas de Inclusão no Ensino Superior: Panorama da Legislação Brasileira

FONSECA da SILVA, Maria Cristina da Rosa
Doutora em mídia e conhecimento
ÁREA DE PESQUISA: Educação, Arte e Inclusão
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
cristina@udesc.br
Palavras-chave: inclusão – políticas públicas – deficiência - universidade
NÚMERO DE SÉRIE: 227

Resumo

Destacamos os dados levantados no projeto de pesquisa intitulado “Mapeamento dos portadores denecessidades especiais e diagnóstico das carências para inclusão no ensino universitário da UDESC,bem como, o levantamento dos dados quantitativos, formado pelos dados do Censo de 2006 do governofederal, dos dados do governo estadual e do município de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Ainda
fez parte da análise nesta investigação, os documentos e políticas para a educação especial no Brasil.
Identificamos as mudanças no cenário social a partir da legislação construída nas últimas décadas,enfatizando os aspectos da legislação estadual que atende a educação especial. Partindo da análise dosdados quantitativos de inclusão no ensino médio e fundamental, identificamos diretrizes para inclusão de
pessoas com necessidades especiais no Ensino Superior da UDESC.

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