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segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Inclusão de pessoas com deficiência nas escolas

O MEC realiza uma campanha emocionante incentivando as escolas públicas a participar ativamente da inclusão social de alunos com deficiência. Um belo comercial que mostra o surf, como uma atividade complementar também interessante e acessível àquelas crianças. Ao mesmo tempo em que a propaganda emociona, faz pensar: e as escolas particulares?


Inclusão de pessoas com deficiência nas escolas Apoena Social pode ajudar instituições de ensino com a inclusão social de estudantes, professores e funcionários com deficiência

O MEC realiza uma campanha emocionante incentivando as escolas públicas a participar ativamente da inclusão social de alunos com deficiência. Um belo comercial que mostra o surf, como uma atividade complementar também interessante e acessível àquelas crianças. Ao mesmo tempo em que a propaganda emociona, faz pensar: e as escolas particulares?

Para Andrea Goldschmidt, professora de administração da ESPM e sócia da Apoena Social, consultoria especializada em Responsabilidade Social, a campanha do ensino público pode e deve servir de exemplo para instituições particulares. A questão principal que gira em torno do tema é como sensibilizar escolas, professores, alunos e pais de alunos, para a convivência com pessoas com deficiência;

“A matrícula de alunos deficientes exige acompanhamento profissional junto às escolas. Os professores têm uma grande responsabilidade nas mãos e precisam saber como direcioná-la”, explica Andrea.

Além de pensar na inclusão de estudantes, as escolas precisam se preparar para a contratação de professores e outros profissionais com deficiência. Afinal, todo estabelecimento com mais de 100 funcionários deve, por lei, cumprir uma cota.

“As escolas terão que se adaptar tanto à lei de inclusão de funcionários, como também à inclusão de alunos com deficiência”, explica Andrea, “Consequentemente, as escolas terão papel fundamental na inclusão de deficientes na nossa sociedade”.

Partindo desse princípio, a Apoena Social realiza um trabalho completo de acompanhamento às escolas que queiram levantar a bandeira da inclusão. O trabalho é dividido em várias etapas:

1) Sensibilização: com palestras e workshops vivenciais – nos quais professores e funcionários trabalham por um período como se portassem algum tipo de deficiência (vendam os olhos ou andam em cadeira de rodas) – o objetivo é tornar o ambiente mais aberto para receber pessoas com deficiência.

2) Sensibilização de alunos e pais de alunos: atividades em grupo com palestras e exercícios semelhantes aos dados para os funcionários e professores, com o objetivo de facilitar a inclusão de professores e estudantes com deficiência na escola.

3) Mapeamento de funções: avaliação técnica dos cargos existentes na escola, para a seleção de profissionais que tenham habilidades adequadas às funções que irão exercer. Existem perfis que se adaptam melhor a determinadas deficiências. Aí acontece um importante reconhecimento do fator comportamental dos funcionários.

4) Mapeamento da acessibilidade: avaliação do espaço físico da escola, com o objetivo de checar se a mobilidade e a segurança das pessoas com deficiência estarão garantidas ou se há a necessidade de adaptação. Cadeirantes, por exemplo, devem ser instalados em salas térreas. Os sinais sonoros devem ser adaptados para as pessoas com deficiência auditiva, entre outras alterações possíveis.

5) Acompanhamento: reuniões periódicas com o RH e com os coordenadores pedagógicos para avaliação da evolução dos deficientes no ambiente da escola e gerenciamento de crises.

“A primeira reação dos colegas quando se deparam com uma pessoa com deficiência geralmente é medo. Não sabem como agir, não sabem se vão ofender, ou não. Porém, após a convivência, a admiração toma o lugar do medo por verem o deficiente vencendo obstáculos e mostrando eficiência apesar de suas limitações”, completa Andrea. A escola tem um papel muito importante nos processo de inclusão, já que é ela quem forma os futuros executivos e as pessoas que serão responsáveis pela inclusão de indivíduos com deficiência nas empresas e na sociedade.

Sobre a Apoena Social
A Apoena Social – das sócias Andrea Goldschmidt, administradora de empresas e professora da ESPM, e Márcia Hirata, economista e Professora da FMU – é uma consultoria especializada em implantar programas de Responsabilidade Social nas empresas que garantam a sustentabilidade dos negócios. A Apoena Social atende clientes como Kimberly-Clark, Wal-Mart, Termomecânica e Philips, unindo a Responsabilidade Social com o crescimento corporativo e financeiro das empresas.

Ana Beatriz Schauff
Flöter&Schauff
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