Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva

terça-feira, 19 de maio de 2009

Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência

Elaine Teresa Gomes de OliveiraLocation:
http://www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/?did=3447

A acessibilidade é um tema atual e vem sendo discutido nos ambientes educacionais. Em termos de legislação, a acessibilidade pode ser interpretada como a eliminação de barreiras arquitetônicas nos ambiente e adequação de meios de transporte, provimento de equipamentos e recursos especiais para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações, adaptação de meios de comunicação e sinalização. Em ambiente universitário, a acessibilidade compreende todas essas interpretações que poderão proporcionar aprendizagem, ensino e formação profissional com qualidade.Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar, descrever e analisar sob o ponto de vista do estudante com deficiência, as condições de acessibilidade na UEL - Universidade Estadual de Londrina. Onze estudantes, cadastrados no Programa de Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais – PROENE– que apresentavam deficiência física, visual e múltipla, matriculados no ano letivo de 2002, participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Um roteiro foi elaborado e adequado com ajuda de juízes externos. O estudo piloto ajudou no treinamento do entrevistador-pesquisador e possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em fitas cassetes e em transcrição posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo, cujo produto final originou oito temas que versaram sobre as condições de acessibilidade da UEL. Os resultados indicaram que a acessibilidade esteve presente e ausente durante a trajetória acadêmica do estudante necessidade especial, independentemente do tipo da deficiência. Segundo os participantes, contribuíram para criar condições de acessibilidade os professores e colegas. Os primeiros utilizaram estratégias e recursos adaptados; os segundos criaram a possibilidade de estudo em grupo e auxílio ao estudante com deficiência em situações intra e extra-sala de aula. Papel importante foi conferido ao PROENE, que contribuiu para permanência dos estudantes no auxílio de professores e coordenadores de colegiado de curso. Pontos negativos também foram relatados, como a existência de barreiras arquitetônicas; falta de adaptação de banheiros, bebedouros, telefone e mobiliário; dificuldades para acesso aos serviços de apoio ao estudante; barreiras pedagógicas por parte de alguns docentes; barreiras atitudinais presentes em toda a rede de relações interpessoais, evidenciada com maior freqüência na relação professor/ aluno. A importância do estudo está em indicar que a acessibilidade é um caminho para a inclusão do estudante com necessidade especial no contexto universitário.

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