INICIOEste trabalho apresenta uma análise crítica sobre o papel da escola, frente aos desafios da inclusão, a partir de uma realidade não correspondente. Faz uma análise crítica do currículo no cenário atual. Apresenta indicadores que estão muito mais propícios à exclusão do que à inclusão do aluno no campo escolar. Apresenta o papel dos profissionais da educação frente à escola inclusiva. Pontua o compromisso da escola frente ao cenário de inclusão. Apresenta sugestões relevantes que coadunam com a perspectiva de uma escola inclusiva, cidadã, democrática e autônoma.
Palavras-chave: Currículo - inclusão - autonomia - cidadania -
ABSTRACT
This work presents a critical analysis on the paper of the school, front to the challenges of the inclusion, starting from a reality no corresponding. It makes a critical analysis of the curriculum in the current scenery. It presents indicators that are much more favorable to the exclusion than to the student's inclusion in the school field. It presents the professionals' paper of the education front to the inclusive school. It punctuates the commitment of the school front to the inclusion scenery. It presents relevant suggestions that combine with the perspective of an inclusive school, citizen, democratic and autonomous.
Key-Words: Curriculum. Inclusion. Autonomy. Citizenship.
INTRODUÇÃO
No âmbito da produção de conhecimento na educação, alguns temas têm sido privilegiados, abrindo horizontes para discussões e análises dos profissionais da área, divisando relevantes problemas investigativos. MOREIRA (1999) aponta entre eles, uma preocupação fundamental hoje no que se refere à formação de professores/as e o currículo como objeto e instrumento do trabalho docente, considerando a complexidade das novas configurações sociais presentes na escola.
Assim, seja para professores/as ou formadores/as, as abordagens sobre a formação inicial e continuada em atendimento às complexas tarefas da função docente no contexto atual, voltam-se para as vertentes e concepções que trazem a reflexão na ação e o desenvolvimento profissional como dimensões de crucial importância, que demandam aprofundamentos e análises criteriosas de seus aspectos constitutivos.
No âmago dos questionamentos sobre esses temas, um se destaca e aponta para a busca de respostas em torno do preparo, atuação e desenvolvimento dos professores: a diversidade, como compreensão oposta aos propósitos da homogeneização histórica da educação formal, como impossibilidade humano-social na escola e na sala de aula, a ser verificada na realidade da prática escolar. Propõe-se nesta abordagem, portanto, discutir as questões da diversidade no sentido de situar as possibilidades e opções no trabalho e formação docente, a partir de reflexões e discernimentos sobre as idéias de inclusão e multiculturalidade que levem à busca de uma atitude intercultural na complexa tarefa da formação humana hoje.
VER DOCUMENTO COMPLETO Por: Clenia de Jesus pereira dos Santos
Miembro Consultor REDEM en Brasi
CLIQUE AQUI
Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário