Escola Inclusiva
Quando um aluno com deficiência chega à escola encontra quase sempre barreiras físicas, sensoriais e organizacionais, que lhe impedem o acesso à sala, à leitura de um texto com autonomia, às tecnologias digitais, a um currículo adaptado. A escola supostamente para todos tem dificuldades em tornar-se uma escola inclusiva, apesar da dedicação e boa vontade dos professores e funcionários.
De facto, todos apresentamos algum tipo de desajustamento em relação à norma, seja em termos sociais, motores, do tipo de inteligência predominante, dos estilos de aprendizagem preferenciais, das capacidades preponderantes.
Além destes factores de exclusão já de si difíceis de ultrapassar, conseguimos ainda criar uma série de factores adicionais de exclusão: factores do meio ambiente (o percurso do aluno até à escola, as ruas, o meio de transporte), do edifício escolar, do mobiliário, do material didáctico, do equipamento de informática, das ajudas técnicas necessárias.
Cientes embora da extensão do assunto e das suas múltiplas facetas, vamos, neste artigo focar-nos apenas em algumas ajudas técnicas (software e hardware) que podem contribuir para uma maior inclusão do cidadão com necessidades especiais.
Este assunto encontra-se amplamente tratado no estudo “Educação inclusiva no Brasil”, coordenado pela CNOTINFOR e financiado pelo Banco Mundial. O estudo completo está acessível em www.cnotinfor.pt/inclusiva.
Para saber mais, clique aqui
Este espaço é para ser compartilhado entre aqueles que acreditam que incluir é respeitar o outro e a si mesmo, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e plena! "Este espacio es para ser compartido por quienes creen que incluir y respetar a otros o a así mismos, contribuye a construir una sociedad más justa y plena" Prof. Saulo C Silva
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário